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Conar e Inquérito

12/07/2011

Presidente do Conar diz que propaganda não tem relação com alcoolismo

Presidente do Conar diz que "Organização Mundial da Saúde não reconhece a existência de nexo de causalidade entre o fator publicidade e o alcoolismo”.

Buscando defender a propaganda de bebidas alcoólicas, o presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Gilberto Leifert, disse, em audiência pública da Comissão Especial sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de Bebida Alcoólica, nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), que não existe relação entre publicidade e alcoolismo. O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) destacou que a propaganda é forte influenciadora do consumo e tem conexão com os problemas de saúde da população.

Leifert destacou que os jovens bebem por causa dos amigos, e o próprio Programa Bolsa Família permite a compra de bebidas alcoólicas.

O presidente do Conar argumentou durante sua explanação que “a Organização Mundial da Saúde não reconhece a existência de nexo de causalidade entre o fator publicidade e o alcoolismo”. “Não há estudo que comprove relação direta entre publicidade e alcoolismo”, destacou Leifert. Segundo ele, há muitos “dados incorretos e falsos paradigmas” que norteiam os debates sobre a publicidade de bebidas alcoólicas.

Leifert destacou que os jovens bebem por causa dos amigos, e, segundo ele, o próprio Programa Bolsa Família permite a compra de bebidas alcoólicas.

 O presidente do Conar ainda ponderou que, no Congresso brasileiro, existem 83 projetos de lei que propõem restrições à publicidade ou seu banimento e, apenas dois, referentes à criminalização da venda de bebidas para menores.

“As leis existem, feitas nesta Casa, e precisam ser cumpridas”, argumentou Leifert destacando as normas estabelecidas, principalmente a Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas e direção.

Os membros da Comissão Especial criticaram duramente a argumentação do presidente do Conar sobre a não existência

“Os jovens bebem por causa dos amigos, e os amigos bebem por causa de quê?”, pergunta o deputado João Ananias.

da relação entre publicidade e alcoolismo. O deputado João Ananias (PCdoB-CE) ironizou questionando: os jovens bebem por causa dos amigos, e os amigos bebem por causa de quê?

O relator da Comissão Especial, deputado Vanderlei Macris, criticou dizendo que seria importante uma acareação do presidente do Conar e médicos e psiquiatras que já prestaram depoimentos e destacaram que a propaganda tem relação direta ao grande consumo de bebidas, consequentemente a acidentes, agressões e mortes.

Macris também ressaltou que o governo Federal tem sido conivente com a permissividade da doença do alcoolismo. “O Estado precisa ter regras mais fortes. Inclusive para penalização de quem vende bebidas alcoólicas para menores”, enfatiza.

Já o deputado Mandetta (DEM-MS) informou que a Companhia de bebidas das Américas – Ambev, maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e maior cervejaria da América Latina – divulgou que serão investidos R$ 1 bilhão na promoção dos seus produtos durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 que será realizada no Brasil. “Não tem regulação nenhuma, então vamos associar isso aí [futebol a cerveja]”, recrimina.

Um brinde

O rapper do grupo Inquérito, Renan Lelis Gomes, autor da música Um Brinde, que tem como foco a ampliação do debate

O clipe de Um Brinde já foi exposto em 170 pontos espalhados no Brasil e no exterior.

sobre o consumo de bebida alcoólica, e o diretor do vídeo clipe da composição, Valmir Puertas Rodrigues, também participarão da audiência pública desta terça-feira.

O trabalho de Renan e Valmir já foi exposto em 170 pontos espalhados no Brasil e também na Inglaterra, em Cuba, Guiné Bissau, Portugal e Estados Unidos. Tanto o rapper, quanto o diretor do vídeo já se depararam com o problema do alcoolismo na família e, para eles, foi muito importante disponibilizar informações sobre o tema de maneira próxima da realidade de muitos brasileiros e de forma mais instigante para o público jovem, como o audiovisual.

Apresentação do clipe de Um brinde, do grupo Inquérito, na Câmara dos Deputados.

O vídeo clipe Um Brinde foi bastante aplaudido pelo parlamentares e pelo público da Comissão Especial, assim como a atuação de Renan e Valmir em debater o consumo do álcool. “O clipe aproxima os cidadãos para a informação sobre a bebida. Crianças e adolescentes se interessam melhor sobre o assunto e essa iniciativa é positiva, bem como toda a atenção do Renan e do Valmir para pesquisar o tema, se debruçar nos dados sobre gastos com acidentes e as vidas envolvidas. Vimos aqui um belo trabalho”, destacou Vanderlei Macris.

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